domingo, 29 de novembro de 2009

O Flagra!



Perca alguns minutinhos do seu tempo e contemple a fotografia acima.

Essa é uma foto bem divertida, uma amostra de humor, fantasia e realidade, palavras inerentes a esse fotógrafo. ( Não vou dizer aqui o nome dele) acessem e descubram :http://www.fotonadia.art.br/areadeacesso/bresson/ A PARADA OBRIGATÓRIA de hoje vai tentar legendar ,se esse for o termo apropriado, essa fotografia que, a meu ver, é uma das melhores desse tal mestre.

A primeira impressão que nos aparece é que estamos vendo uma pessoa com várias pernas, mas essa reação acontece apenas no contato imediato com a cena. Há outros elementos também interessantes por trás que a tornam uma grande fotografia. O faro para oportunidades. Han? Não entendeu? Ele (o fotógrafo) sabia que qualquer cena, por mais cotidiana que parecesse, porderia ser vista por outro ângulo... Dessa forma, afirmam estudiosos, esse fotógrafo sempre foi atento ao inesperado.

Vale a pena observar também a distância que ele estabelece em relação ao objeto fotografado. Por que a meu ver, ele cria uma relação de intromissão e indiferença simultaneamente. Ou seja, O fotógafo não se mete na cena, mas também não deixa passar despercebida. ( Nenhuma pessoa nessa fotografia está olhando ( percebendo) o fotógrafo.

Há ainda outro ponto que eu acho genial: O corpo da mulher sob o guarda-sol na horizontal, talvez clicado propositalmente, deixa o horizonte torto ao fundo. E ainda tem isso, o prórprio horizonte, junto com a linha de pessoas sentadas na areia e o corpo da mulher, criam um espécie de "Z". Fantástico,não? É exatamente essa simplicidade que me encanta... o fato dele ( o fotógrafo) utilizar métodos simples e eficazes para retratar o cotidiano.

Agora voltem até a fotografia e dizem se concordam comigo ou não?



Um comentário: