quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Os prazeres de Amélie.

Você conhece alguém que se sente bem só em fazer o bem aos outros? Ou melhor, você já ouviu falar que para ser feliz é preciso que os outros à sua volta estejam bem? Num louco mundo de coisas e significados no qual vivemos, difícil de encontrar uma pessoa assim, né? Você está enganado. Mesmo que seja fictícia e esteja enquadrada numa tela de cinema, essa pessoa existe. Estou falando de Amèlie do filme " O fabuloso destino de Amèlie Poulin". E dando continuidade ao posto anterior, a PARADA OBRIGATÓRIA de hoje, pretende dar pinceladas sobre esse pequeno e simples grande filme.



O filme, produzido em 2002, foi indicado a cinco categorias do Oscar incluindo o quesito de Melhor Filme estrangeiro.Isso por se tratar de uma produção francesa. Contudo, seria muito fácil aqui destacar o roteiro, a fotografia, iluminação, sonoplastia ... e muitas outras coisas como sendo o que mais chama atenção no filme. Todos os componentes da listagem acima são muito bons e supreendentes, sobretudo a sonoplastia que é uma música de Yann Tiersen, http://www.youtube.com/watch?v=esb64GVdnWg um mestre da música fancesa. Mas assim como a vida, sendo algo simples e profundo, essa história possui algo a mais.




Para quem o assiste pela primeira vez, o "Fabuloso destino de Amélie Poulin" parece ser mais um filme europeu feito somente para os eurpeus. Ou seja, a primeira impressão que fica, é de uma produção europeia, com costumes europeus, e modos de ver o mundo, loooonge de ser em praticados por outra civilização. Porém, ao longo do roteiro, o diretor Jean Pierre Jeunet, deixa claro que os simples prazeres praticados por Amélie, podem se dissipar como pólvora em todo o mundo.Os pernonagens não são desprovidos de medo, solidão, angústia... mesmo sendo fictícios, eles são reais em sentimentos e valores e podem ser identificados em qualquer esquina, basta você querer! Mas ai você me pergunta? E quais são esses prazeres e algo a mais dos quais você tanto fala? É exatamente isso que eu não sei. Mas analise as entrelinhas desta postagem que talvez você perceba. . Mas eu digo uma coisa: A temática do filme é sobre simplicidade, valorização ao próximo e valores. E valores são muito particulares, depende de cada ser humano. Ainda está confuso? Não tente entender... Apenas assista a esse filme, porque ele pode mudar a sua vida.


Veja o trailer abaixo:


Um comentário:

  1. Ótimo post. Mas sou suspeita pra falar já que sou apaixonada pelo filme.
    Mas por que só esse post?
    Clarissa

    ResponderExcluir